Praticando empatia

Ontem na faculdade eu e alguns colegas apresentamos um trabalho sobre empatia, você sabe o que é isso? Eu explico, empatia é você se por no lugar do outro, entender melhor suas necessidades.

Mas será que estamos sendo empáticos no dia a dia? Empatia é um tema interessante para você se questionar e rever atitudes e você pode aplicar empatia em qualquer lugar, mas voltando a pergunta você tem sido empático? Você pode responder que sim, mas você por acaso recolhe a roupa suja quando sua mãe pede? Você da preferência ao pedestre que tenta atravessar a rua? Pois é, se agora você respondeu não saiba que essas pequenas atitudes tornam você um ser humano mais empático.  Entender o outro e suas necessidade sejam nas mínimas situações é importante, principalmente quando se vive em sociedade, você não esta sozinho no mundo, é como uma grande casa com várias pessoas morando e sempre precisando umas das outras, mas se não houver empatia não vai dar certo.

O ser humano se preocupa cada vez menos uns com os outros, exemplos de empatia são raros, mas calma nem tudo esta perdido, estudos comprovam que empatia pode ser ensinada sim, em Boston, por exemplo, um hospital ensina a seus médicos métodos para serem mais empáticos e assim compreender melhor suas necessidades, os resultados são pacientes felizes, menos casos de negligencia e satisfação garantida. Ta vendo ser empático não é difícil, observe ao redor, como você se porta no trabalho ou em casa com a família. Ajude alguém que você não consegue ou alguém que você conhece e sabe que esta precisando de uma mãozinha, você certamente não se arrepender. Tchau!

o-que-e-mapa-de-empatia-e-para-que-serve-cover

Confira também

1 comentário

  1. Realmente, Leandro… As pessoas precisam praticar mais a empatia, o ato de se imaginar no lugar do outro. Não só das pessoas próximas a si mesmo, mas também daquelas pessoas que não temos um laço efetivo. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *